quarta-feira, 15 de agosto de 2007

VERBD: 4º EPISÓDIO: 19 Agosto 2007, RTP2 - 13h20

"A importância de ser publicado" é o lema do penúltimo episódio. Se bem que a banda desenhada possa existir antes, depois e para além de qualquer suporte de papel, é nessa forma que ela existe maioritariamente no mundo.


Começando pelos fanzines, pela mão de dois dos seus mais carismáticos agentes - e muito diferentes, claro está - em Portugal, a saber, Geraldes Lino e Marcos Farrajota, passar-se-á para os livros e depois algumas considerações gerais sobre o mercado editorial português ou a edição em si. Como em todos os episódios, as opiniões aqui apresentadas são da exclusiva responsabilidade dos entrevistados, mas há muitos factores importantes mencionados e reais. Para além dos autores, intervêm outros dos interlocutores convidados pelo VERBD.

Não consideramos uma hierarquia de qualidade entre os fanzines e os livros, mas simplesmente surgem nesta ordem por uma razão cronológica em relação ao processo de publicação da esmagadora maioria dos autores portugueses, sem detrimento às excepções.
Apresenta-se ainda um pequeno "vídeoclip", em que La Toilette des Étoiles dos Belle Chase Hotel nos faz visitar por um pequeno museu de publicações ou livros-objecto, com um destaque pessoal para João Bragança e Tiago Manuel.
Mostra-se aqui ainda um pequeno vídeo, parte do genérico final dos programas, no qual se mostra uma pequena pilha de livros, revistas e publicações onde surgem trabalhos dos onze autores seleccionados para serem o centro do VERBD (um dos entrevistados é José Pedro Cavalheiro, ou Zepe, que surge na ponta inicial do vídeo).


Nota: o programa passou num formato "esborrachado", na sessão da tarde, nos primeiros minutos. Além disso, foi cortado o cartão publicitário final à livraria Dr. Kartoon. Não temos responsabilidade nesses problemas de ordem técnica, mas ficam as nossas desculpas.

Nenhum comentário: