quarta-feira, 18 de julho de 2007

Os autores: Introdução

Como foi dito, a selecção dos autores não foi feita num processo de "exclusão", mas antes de procurar, com esta escolha parcial, ser-se pertinente para um retrato da banda desenhada contemporânea portuguesa. Todavia, esta "lista" revela uma banda desenhada criada com preocupações criativas específicas. Todos estes são autores que pretendem, através dos seus instrumentos, estratégias e abordagens muito diversas, através dos seus caminhos diferenciados, chegar a uma ideia desenvolta da arte da banda desenhada, enquanto modo de expressão adulto, inteligente, e afastado da esmagadora maioria da produção, que antes cabe num dos ramos da indústria de entretenimento.
Portugal, tal como em muitas outras áreas criativas, não tem qualquer razão para se sentir embaraçado com os seus autores de banda desenhada contemporâneos, cuja qualidade estética e intelectual está a par da criação a nível internacional.
O VERBD atravessa sobretudo estes onze autores enquanto interlocutores para os temas discutidos, mas vai bem mais além deles, para chegar a um retrato o mais amplo possível neste espaço de diculgação televisivo. Esperemos que o VERBD mostre no país um conjunto de artistas e de trabalhos que merece toda a atenção e apoio do grande público português e que possa servir de um primeiro passo para um conhecimento maior desta área criativa aos que nela se iniciam, e uma ilustração equilibrada para aqueles que já a conhecem.

Nenhum comentário: